Ano: 2022

TERRA QUEIMADA é uma instalação participativa, onde 95 alunos do ensino básico dos 4 agrupamentos das escolas de Évora executaram desenhos, inseridos na instalação.

Terra Queimada aborda as mudanças climáticas e a necessidade urgente de mitigar as catástrofes infligidas ao planeta, proporcionando esperança para as gerações futuras. A instalação promove uma reflexão profunda sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente e a importância de adotar medidas sustentáveis.

Descrição da Instalação:

Componentes Principais:
3 esculturas representando troncos de árvores.
95 desenhos executados por alunos dos 4 agrupamentos das escolas de Évora
Superfície de 70 metros quadrados coberta de carvão.
Iluminação com Leeds estrategicamente posicionados.

Materiais Utilizados:
Mármore branco e cinza da região de Évora.
Aço para materializar as raízes.
Placas de mármore translúcido com desenhos impressos em vinil, representando as copas queimadas (inexistentes).
Leeds amarelos no interior das esculturas e nos painéis com os desenhos (lápides), conferindo uma cor de incandescência.
Cimento material de ligação
• O mármore cinza representa a parte carbonizada dos troncos, materializada com milhares de peças em forma de casca de árvore.
• As copas das árvores são representadas por placas de mármore com desenhos impressos em vinil (lápides), simbolizando as memórias e a destruição dos incêndios.
• As lápides de mármore branco, do tamanho A4, contêm desenhos impressos em vinil transparente, realizados pelos alunos a partir de pesquisas sobre vários incêndios e outras catástrofes climáticas.

A instalação visa promover uma reflexão sobre as alterações climáticas, a urgência em reverter as catástrofes ambientais e a importância de deixar um planeta sustentável para as gerações futuras. Através da arte, TERRA QUEIMADA busca sensibilizar o público sobre os danos causados pela degradação ambiental e inspirar ações concretas para a preservação do nosso planeta.