Instalação Participativa
Materiais: Mármore, LED’s, Vinil
Ano: 2023
Participaram nesta Instalação 214 alunos de 4 agrupamentos do concelho de Évora, desde a pré-escola até ao 12º ano, sob a orientação dos seus professores e do escultor.
Inserida no programa municipal de Évora “Artes à Escola”
“Sangue Celestial” é uma instalação participativa que visa sensibilizar para a importância do uso consciente da água, referida aqui como o “sangue celestial” – o líquido vital que sustenta toda a vida no planeta Terra. A água, fonte de vida, corre nas veias do solo, no subsolo, nas plantas, árvores e em todos os seres vivos, formando lagos, mares e rios que abrigam milhões de seres.
A instalação tem como objetivo enfatizar a responsabilidade de distribuir equitativamente este recurso cada vez mais escasso e a urgência de reverter as alterações climáticas para assegurar o futuro das próximas gerações.
A peça central da instalação é uma escultura com 3 metros de altura, composta por milhares de pequenas peças em forma de gotas, utilizando mármore branco translúcido da região de Évora. O interior da lágrima é iluminado com LED’s azuis, simbolizando a pureza e a água.
A escultura está colocada sobre um espelho de água com uma área aproximada de 18 metros quadrados. Este espelho foi criado pelos alunos, que desenharam sobre o tema da água e das alterações climáticas. Esses desenhos foram impressos em vinil e colados sobre um suporte de mármore branco da região de Évora. A área é iluminada a partir do interior com LED’s azuis, formando assim um espelho de água azul, refletindo a pureza e a vitalidade do “sangue celestial”.
“Sangue Celestial” pretende criar uma interação dinâmica entre a obra e os diversos intervenientes, incluindo alunos, professores e o artista. Promove a ligação entre a sala de aula e o artista, e entre a cidade e a escola, expandindo o impacto da obra para toda a comunidade.
Esta instalação é uma celebração e um alerta sobre a importância da água na nossa vida e na sustentabilidade do planeta.