Ano:2024
A instalação “Olhos” é uma reflexão sobre os múltiplos olhares que permeiam a vida contemporânea. Materializada numa área de 15 metros quadrados, a obra é materializada em metal pintado e lâmpadas Leeds, simbolizando diferentes tipos de olhares:
1. Olhares Digitais e de Vigilância: Representam a constante observação a que estamos sujeitos, intimidando a nossa autenticidade e promovendo comportamentos institucionalizados.
2. Olhares Belicistas: Referem-se aos olhares de poder entre países, usados para impor doutrinas ou desejos pessoais sobre outros.
3. Olhares da Indústria: Focados em influenciar comportamentos consumistas prejudiciais á sustentabilidade da pessoa e do planeta
4. Olhares ……Reuniões: Julgam a nossa aptidão para exercer determinadas funções conforme os seus desejos.
Entretanto, a instalação também celebra os Olhos com Luz, cheios de esperança e fraternidade, simbolizados pelas lâmpadas Leeds, representando olhares apaixonados, eloquentes e sábios.
Ao ser instalada na natureza, longe dos olhares, “Olhos” promove uma meditação sobre o todo, iluminando o eu cósmico. É um convite à reflexão sobre como os olhares afetam a nossa autenticidade e comportamento.