Ano: 2020
Dimensões: 80 metros quadrados de superfície
O principal objetivo desta instalação é sensibilizar os seres humanos para refletirem, enquanto habitantes do planeta, sobre a forma como vivem e utilizam os recursos, destacando o consumo de bens que, pelas suas características fabris, contribuem para a degradação da sustentabilidade do planeta. Os tópicos abordados incluem:
1. Consumo de combustíveis fósseis
2. Água potável
3. Materiais utilizados na construção, responsáveis por mais de 30% do efeito estufa
4. Devastação das florestas
5. Plástico nos oceanos
Estes cinco temas estão plasticamente representados nas cinco esculturas que compõem a instalação, criando uma unidade estética e formal intrínseca ao conceito da instalação luminosa intitulada “Crucificação do Planeta Azul”. Esta instalação é composta por cinco esculturas, duas delas com uma altura de 4 metros e as outras três com uma altura de 3 metros. As esculturas são feitas de ferro e mármore da região de Vila Viçosa, com outros materiais embutidos em cada uma delas, e são iluminadas por dentro com Leds azuis.
As cinco cruzes são feitas de ferro e têm alturas de 4 metros e 3 metros. As esferas (Planeta) têm 70 cm de diâmetro e são feitas com milhares de peças de mármore, em forma de engrenagem mecânica (roda dentada) e de puzzle, simbolizando que o planeta Terra é um sistema onde tudo tem uma função e funciona em total harmonia. Nós, seres humanos, estamos a interromper o ciclo natural do funcionamento do planeta. Assim, cada uma das esferas é materializada de acordo com este conceito:
1. Esfera (plástico nos oceanos): Está embutida na esfera de mármore plástico, interrompendo a continuidade do padrão das peças de mármore, simbolizando o efeito do plástico no planeta. No interior, Leds azuis iluminam a esfera à noite, representando o “Planeta Azul”.
2. Esfera (construção abusiva de edifícios): Igual à anterior, exceto para o plástico. Esta esfera é rodeada em algumas partes por betão, simbolizando a construção de edifícios.
3. Esfera (água potável): Esta esfera de mármore tem várias torneiras embutidas, simbolizando a forma como a água está sendo consumida.
4. Esfera (devastação das florestas): Esta esfera tem pequenos troncos cortados embutidos no mármore, simbolizando a devastação das florestas.
5. Esfera (consumo de combustíveis fósseis): Esta esfera tem vários bidões embutidos, simbolizando o consumo de derivados fósseis.
Todas as cinco esferas são iluminadas por dentro, ficando azuis (Planeta Azul) e simbolizando a energia intrínseca do nosso planeta.